Navegação – Mapa do site

InícioNúmeros103Espaço VirtualTítulo da página eletrónica: Glob...

Espaço Virtual

Título da página eletrónica: Global Labour Column

Hugo Dias
p. 215

Texto integral

1A Global Labour Column é uma página eletrónica Global que constitui um fórum permanente de partilha de conhecimento e de experiências entre o movimento sindical e investigadores da área. Esta é parte integrante de uma rede constituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), por sindicatos e universidades intitulada Global Labour University (GLU). A GLU fornece um programa de mestrados para estudantes com um percurso de envolvimento em movimentos sociais e sindicalismo de todo o mundo. Iniciado em 2004 na Alemanha, o programa de mestrado encontra­‑se disponível também na África do Sul, Brasil, Índia e, a partir de 2014, nos Estados Unidos da América.

2Existem diversos espaços virtuais onde as questões relacionadas com os desafios e as oportunidades que se colocam atualmente à ação sindical se encontram presentes. A singularidade da Global Labour Column, juntamente com a GLU, prende­‑se com a filosofia subjacente à sua criação – a de não constituir um mero espaço de reflexão académica mas o de poder contribuir para reforçar a capacidade de reflexão estratégica das organizações de trabalhadores.

3Os artigos publicados incluem textos de opinião, resumos de trabalhos académicos, comentários a medidas governamentais e a lutas em curso, discussões e debates sobre contextos específicos nacionais e o movimento sindical global. É possível encontrar textos em cinco línguas – espanhol, francês, inglês, português e russo. É gerida por uma das instituições parceiras da GLU, através do programa de investigação Corporate Strategy and Industrial Development (CSID) da Universidade de Witwatersrand, África do Sul.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

Hugo Dias, «Título da página eletrónica: Global Labour Column»Revista Crítica de Ciências Sociais, 103 | 2014, 215.

Referência eletrónica

Hugo Dias, «Título da página eletrónica: Global Labour Column»Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 103 | 2014, publicado a 27 maio 2014, consultado a 18 abril 2024. URL: http://journals.openedition.org/rccs/5593; DOI: https://doi.org/10.4000/rccs.5593

Topo da página

Autor

Hugo Dias

Doutorado em Sociologia, especialidade Sociologia da Produção do Trabalho e da Empresa pela Universidade de Coimbra. Investigador do Centro de Estudos Sociais e membro do Núcleo de Estudos sobre Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades (POSTRADE) da mesma universidade. Pós­‑doutorando no Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho da Universidade Estadual de Campinas, Brasil.
hugo@ces.uc.pt

Artigos do mesmo autor

Topo da página

Direitos de autor

CC-BY-4.0

Apenas o texto pode ser utilizado sob licença CC BY 4.0. Outros elementos (ilustrações, anexos importados) são "Todos os direitos reservados", à exceção de indicação em contrário.

Topo da página
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search