Navegação – Mapa do site

InícioSubmissão de artigosConvites encerradosCall for papers “Culturas musicai...

Call for papers “Culturas musicais contemporâneas” – prazo de submissão até 21 julho 2015

Convite à submissão de artigos “Culturas musicais contemporâneas”

Organizadoras: Paula Abreu e Paula Guerra
Prazo de submissão: 21 de julho de 2015

O objetivo deste número temático é discutir os novos desafios colocados às culturas musicais contemporâneas e a forma como estes ameaçam ou estimulam o seu potencial de resistência, diferenciação e inovação face às tendências e movimentos culturais populares dominantes, continuadamente tocados pela tecnologia e pelo (novo) espírito do capitalismo.

Entre esses desafios encontramos o da relação da cultura contemporânea com o seu passado. Neste contexto, conceitos como memória, herança ou tradição são relevantes e representam um potencial para o desenvolvimento da investigação nas ciências sociais. Recentemente, novos discursos relacionados com a retromania e a nostalgia têm vindo a perpassar a produção, a difusão e o consumo cultural e artístico contemporâneo. Qual é a influência da abordagem retro/nostálgica na produção artística contemporânea? Como é que isso influencia os processos de trabalho e de gestão das carreiras artísticas? E o consumo? Que técnicas e modos de produção foram recuperados?

Questiona-se também a importância dos meios digitais nas culturas contemporâneas. Que tipo de influência exercem nos processos de criação e de produção musical? De que modo têm suscitado novas linguagens estéticas ou novas ferramentas e instrumentos musicais? Estarão estes mecanismos digitais/ virtuais a mudar o papel da criatividade, transformando as relações entre autoria e produção? Qual é a relevância das redes digitais? Que relações estão a ser estabelecidas entre os novos e os "velhos" meios de comunicação na produção artística contemporânea? De que forma os músicos tiram partido dos meios de comunicação digitais na organização das suas carreiras? O que mudou no controlo desses processos?

Os crescentes avanços tecnológicos e a generalização das novas tecnologias de informação e comunicação, e a sua aplicação aos universos da música, levaram a uma multiplicação contínua de formatos e serviços de difusão musicais: MP3, Sofar Sounds, Facebook, Bandcamp, Spotify... A diversidade destes formatos e serviços merece também uma atenção particular, assim como os seus impactos na criação e apropriação da música. Relevante é igualmente o debate em torno da reconfiguração do campo da indústria fonográfica, onde as grandes editoras ainda dominam, coexistindo não apenas com as editoras locais, regionais, alternativas, mas também com microeditoras, editoras virtuais e, sobretudo, novas formas de edição e distribuição, ainda em afirmação.

Os artigos devem ser submetidos de acordo com as normas de publicação disponíveis online e enviados por correio eletrónico para rccs@ces.uc.pt com indicação explícita do tema “Culturas musicais contemporâneas” como assunto da mensagem. Embora a revista privilegie a publicação em português, aceita propostas de artigos em outras línguas (inglês, francês, espanhol, italiano).

Os artigos recebidos serão objeto de apreciação no âmbito do processo de arbitragem científica por pares descrito nas normas de publicação.

Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search