Navegação – Mapa do site

InícioNúmeros109Espaço VirtualTítulo da página eletrónica: Keep...

Espaço Virtual

Título da página eletrónica: Keep It Simple, Make It Fast!

Ana Sofia Oliveira
p. 259-260

Texto integral

1O punk tem merecido cada vez mais atenção, quer a nível internacional, quer a nível nacional. Seja a partir do olhar jornalístico, seja por parte de projetos artísticos e culturais que, considerando diferentes contextos geográficos e socioculturais, tem emergido todo um conjunto de iniciativas a fim de contribuir para uma melhor e mais completa compreensão de um fenómeno que extravasa a esfera musical.

  • 1 Projeto cofinanciado por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (PTDC/C (...)

2Em Portugal, desde meados de 2012, o projeto de investigação Keep it Simple, Make it Fast! (KISMIF)1 tem vindo a compilar informação e a produzir conhecimento sobre uma realidade que, de uma forma geral, é ainda pouco conhecida: a cena punk portuguesa desde a sua formação até aos dias de hoje (1977-2012). A abordagem é transdisciplinar (Antropologia, História, Psicologia, Comunicação, Jornalismo e Sociologia) e articula tempos e espaços diversos, de forma sincrónica e diacrónica, de modo a levantar o véu que oculta um objeto de estudo manifestamente complexo e socialmente pouco visível.

3A plataforma digital Keep It Simple, Make It Fast! é um dos produtos deste projeto de investigação. Assenta numa lógica de partilha da informação recolhida e produzida
e numa vontade de dar a conhecer a história de um fenómeno cultural tão multifacetado como o
punk. É um espaço de work in progress e do-it-yourself, no sentido em que é continuamente alimentado pelos membros da equipa do projeto, mas também por todos aqueles que, possuindo textos e narrativas referentes ao trajeto do punk português, os queiram partilhar.

4Para além de informações relativas ao projeto, como as referentes à equipa, às linhas de investigação ou aos produtos (destaque para o documentário produzido no âmbito do projeto – “Bastardos. Trajetos do punk português (1977-2014)”), é possível encontrar vários artigos sobre bandas, fanzines ou editoras que marcaram e continuam a marcar a história do punk, bem como referência a livros recentemente publicados e que abordam não apenas o punk, mas também outras cenas musicais underground, a nível nacional e internacional. Há também um espaço dedicado às duas edições da conferência internacional e da summer school realizadas em 2014 e 2015, no âmbito do projeto. A plataforma digital inclui ainda um link para um arquivo do punk português, que conta com digitalizações de diferentes tipos de material: artwork e memorabília, como bilhetes e cartazes de concertos/festivais; capas de CD, vinis, K7; fanzines; e fotografias, entre outros.

5Considerando o conjunto de informações e de referências que a plataforma digital Keep It Simple, Make It Fast! disponibiliza, parece-nos que é de toda a pertinência para todos aqueles que se interessem, seja numa perspetiva de investigação, seja numa perspetiva informativa, pelo movimento punk e, em sentido mais amplo, pelas culturas urbanas e suas manifestações musicais. Ao mesmo tempo, o seu caráter colaborativo parece­‑nos um bom exemplo de aproximação entre a academia e a sociedade em geral, ao promover a partilha e o acesso ao conhecimento produzido, e também o diálogo entre vivências distintas mas complementares.

Topo da página

Notas

1 Projeto cofinanciado por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (PTDC/CS-SOC/118830/2010) e por fundos FEDER (através do programa operacional COMPETE). O KISMIF é desenvolvido no Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (IS|UP), em parceria com o Griffith Centre for Cultural Research (GCCR), a Universitat de Lleida (UdL), a Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), as Bibliotecas Municipais de Lisboa (BLX), a Raging Planet e a Anoise Records.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

Ana Sofia Oliveira, «Título da página eletrónica: Keep It Simple, Make It Fast!»Revista Crítica de Ciências Sociais, 109 | 2016, 259-260.

Referência eletrónica

Ana Sofia Oliveira, «Título da página eletrónica: Keep It Simple, Make It Fast!»Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 109 | 2016, publicado a 18 maio 2016, consultado a 19 abril 2024. URL: http://journals.openedition.org/rccs/6331; DOI: https://doi.org/10.4000/rccs.6331

Topo da página

Autor

Ana Sofia Oliveira

Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), DINÂMIA’CET
Avenida das Forças Armadas, Edifício ISCTE, 1649-026 Lisboa, Portugal
ana.s.s.oliveira@gmail.com

Topo da página

Direitos de autor

CC-BY-4.0

Apenas o texto pode ser utilizado sob licença CC BY 4.0. Outros elementos (ilustrações, anexos importados) são "Todos os direitos reservados", à exceção de indicação em contrário.

Topo da página
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search