Navegação – Mapa do site

InícioNúmeros75Espaço VirtualTítulos das páginas electrónicas:...

Espaço Virtual

Títulos das páginas electrónicas: Understanding Katrina: Perspectives from the Social Sciences The Privatization of Risk

José Manuel Mendes
p. 179

Texto integral

1Estas duas páginas electrónicas apresentam-se como lugares de debate e de confronto de ideias em torno da temática do risco e das causas, impacto e dinâmicas pós-evento do furacão Katrina nos Estados Unidos. As páginas são da responsabilidade do Social Science Research Council, uma organização privada sem fins lucrativos sediada em Nova Iorque e que tem como objectivo principal contribuir para o desenvolvimento de ciências sociais com capacidade de intervenção no espaço público e nas políticas públicas.

2As páginas em análise mais não são do que um reportório de artigos temáticos da autoria de reputados cientistas sociais. A que é dedicada ao furacão Katrina reúne contributos de grande qualidade em torno das questões relacionadas com os desastres, prevenção e dispositivos de emergência, e das lógicas económicas, sociais e políticas associadas a catástrofes ou acontecimentos extremos. Como se afirma explicitamente na apresentação da página, o que se pretende é mobilizar conhecimentos que vão para além das simples etiquetas de “desastre natural”, “falhas de engenharia” ou outras análogas, e colocar no centro da discussão os processos de discriminação e de desigualdade e o acesso diferenciado e opressivo a uma cidadania plena. Dos artigos disponíveis, destaco os propostos por Steve Lukes e James Jasper.

3A página “The Privatisation of Risk”, com ênfase na abordagem económica, pretende analisar a tendência quase inexorável de retracção do provimento de bens públicos pelo Estado e da consequente produção de políticas e de narrativas em torno das virtudes da iniciativa privada. Merecem especial atenção os artigos de Leslie McCall e de Jacob Hacker.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência do documento impresso

José Manuel Mendes, «Títulos das páginas electrónicas: Understanding Katrina: Perspectives from the Social Sciences The Privatization of Risk»Revista Crítica de Ciências Sociais, 75 | 2006, 179.

Referência eletrónica

José Manuel Mendes, «Títulos das páginas electrónicas: Understanding Katrina: Perspectives from the Social Sciences The Privatization of Risk»Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 75 | 2006, publicado a 01 outubro 2012, consultado a 19 abril 2024. URL: http://journals.openedition.org/rccs/913; DOI: https://doi.org/10.4000/rccs.913

Topo da página

Autor

José Manuel Mendes

Professor Auxiliar da Faculdade de Economia e investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Os seus interesses centram-se no estudo das estruturas de classe e nos processos de mobilidade social, na temática das identidades sociais e nos movimentos de protesto social, e nas questões relacionadas com a comunicação social.
jmomendes@netvisao.pt

Artigos do mesmo autor

Topo da página

Direitos de autor

CC-BY-4.0

Apenas o texto pode ser utilizado sob licença CC BY 4.0. Outros elementos (ilustrações, anexos importados) são "Todos os direitos reservados", à exceção de indicação em contrário.

Topo da página
Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search